Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Matemática como Ferramenta de Conscientização

Hoje a humanidade vive seus maiores desafios ambientais: o Aquecimento Global.vive o desafio de lidar com a  responsabilidade de fazer parte deste processo, visto que suas atitudes  colaboram até hoje para o aumento e a aceleração deste efeito natural.
    O alerta foi dado pelos cientistas há 30 anos, mas todos nós pensamos que era uma brincadeira. Doce ilusão... As conseqüências já estão sendo sofridas e as previsõessão nada animadoras. Mas nós podemos reverter  se trabalharmos juntos e tomarmos consciência do efeito de nossas escolhas diárias no âmbito global.
    Cada uma das pequenas atitudes do um dia tem reflexos importantes neste processo de aquecimento do planeta. Andar de carro, gastar energia, recolher o lixo, consumir água, consumir alimentos, utilizar embalagens, são exemplos de atividades comuns e diária.

Abaixo, estão sendo propostos alguns problemas pensados :

01. “Cada pessoa produz entre 300 gramas e 1 quilo de lixo por dia. Mas alguns países contribuem mais. Em 2003, somente os Estados Unidos geraram 236 milhões de toneladas apenas em lixo doméstico. Os aterros sanitários estão saturados. O índice de reciclagem ainda não é o bastante. Os EUA reciclam só 30% de seus resíduos.” Fonte: Revista Época, Outubro/2006.


02. “Uma mistura de gases poluentes produzidos por indústrias, automóveis e queimadas está levando a Terra a acumular mais calor do Sol. Nos próximos cem anos, a temperatura média deverá subir entre 1,4 e 5,8 graus Celsius. O derretimento das geleiras e a expansão térmica da água farão o mar subir até 25 metros.” Fonte: Revista Época, Outubro/2006.


03. “A erosão e o uso inadequado estão secando alguns dos principais rios do planeta, como o Amarelo, na China, e o Colorado, nos Estados Unidos. Em média 18% da população mundial tem de andar mais de 1 quilômetro a pé para buscar água. Para alimentar 1,1 bilhão de pessoas, a Índia retira mais água do subsolo do que as chuvas conseguem repor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário